Trilha para o Mirante do Inferno - pré Agulha do Diabo
- oisoulaventureira
- 24 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de mar. de 2024

O Mirante do Inferno pertence ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e sua subida é feita pela sede de Teresópolis. Considero um mirante incrível e é passagem para outras experiências como São João e Agulha do Diabo. O mirante fica de frente para tão desejada Agulha do Diabo, que pode ser acessada por uma trilha pesada superior mais escalada.
A trilha apesar de longa, não é muito cansativa para pessoas mais experientes, sendo considerada moderada superior. O Mirante está a 2.016m de altitude. São cerca de 16km de trilha com 6h de caminhada ida e volta dependendo do caminho a ser escolhido.

* Os dados sobre "Dificuldade Média" são baseados no documento oficial da FERMEJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), clique aqui e saiba mais sobre a Metodologia de Classificação de Trilhas.
O que você vai encontrar neste post?
Qual a melhor época para conhecer o Mirante do Inferno?
A melhor época é durante a Temporada de Montanha que vai de abril a setembro, isso porque tendemos a ter dias mais secos (sem chuvas e raios) e abertos, tornando mais segura a conquista. Não é impeditivo ir fora dessa época desde que consiga uma boa janela de tempo.

Como é a trilha para o Mirante do Inferno?
O objetivo é chegar no Mirante do Inferno, mas para chegar até o mesmo é necessário realizar um trecho da trilha da Pedra do Sino. A trilha da Pedra do Sino é conhecida como “Caminho do Boi” isso porque é uma trilha sinuosa com baixo grau de inclinação que segue subindo por 11km. É considerada uma trilha moderada comparando com outras da região. O caminho é bem demarcado, conhecido, aberto e com baixo grau de dificuldade. Entretanto, se percorre apenas um trecho dessa caminho até entrar na trilha para o Mirante.
Você pode escolher o desvio pelo Paredão paraguaio (vide Travessia da Neblina) ou seguir até depois da cota 2.000 e por fim, pegar um desvio a esquerda para entrar sentido o Mirante (caminho das orquídeas é uma variante da Trilha da Pedra do Sino). Fizemos a segunda opção na época (então foram cerca de 7km pela trilha do Sino, passando pela Cachoeira Véu da Noiva, Abrigo 1, 2 e 3 e Cachoeira do Papel), atualmente pegaria o Paredão Paraguaio certamente.

Após o desvio, é quando a trilha começa a ficar mais desafiadora, isso porque aparecem escalaminhadas, a mata fica mais fechada e a orientação fica mais delicada. É necessário descer cerca 1km até chegar à nascente do Rio Paquequer. Após isso, começarão as subidas e escalaminhadas até chegar no Mirante.
Ao atingir o mirante é possível ficar de frente para empoderada Agulha do Diabo, que é considerada uma das escaladas mais desejadas do mundo. Também pode-se ver de ângulo interessante a Pedra do Garrafão e alguns trechos da Travessia Petrópolis-Teresópolis, com parte da Pedra do Sino, o ponto mais alto da Serra dos Orgãos. Inclusive, é possível observar o São João que fomos logo após visitar o Mirante do Inferno e o São Pedro.
Orientações finais:
Informe-se sobre as normas e regulamentos dos locais que vai visitar;
Caminhe somente pelas trilhas! Atalhos são perigosos e degradam o ambiente;
Deixe cada coisa em seu lugar! Não risque pedras ou troncos de árvores;
Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies;
Não faça fogueiras!
Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta;
Leve materiais de primeiros socorros;
Informe às autoridades em caso de acidente;
Não é permitido transitar com animais domésticos nas unidades de conservação.
🔗 Links que podem te ajudar:
Localização: clique aqui para ver no maps
Para a ascensão dessas montanhas, é necessário ler e seguir as recomendações elaboradas pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ): clique aqui para acessar
Mais informações Guia do Visitante PARNASO: clique aqui para acessar
Yorumlar