Trilha para Pedra de São Pedro na Serra dos Órgãos
- oisoulaventureira
- 18 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de mar. de 2024

A Pedra de São Pedro pertence ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e sua subida é feita pela sede de Teresópolis. Considerado um dos cumes mais incríveis da Serra dos Órgãos, a Pedra de São Pedro possui 2.160m de altitude e ainda é pouco conhecida e explorada, podendo ser acessada através de caminhada pesada (ou moderada se você já estiver acostumado com trilhas fortes).

* Os dados sobre "Dificuldade Média" são baseados no documento oficial da FERMEJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), clique aqui e saiba mais sobre a Metodologia de Classificação de Trilhas.
O que você vai encontrar neste post?
Como chegar até a Pedra de São Pedro?
Essa aventura pode ser realizada de duas formas:
✔ Opção 1: Bate e Volta
Você pode fazer todo o caminho em um dia e voltar no mesmo dia, relato deste post onde fiz São Pedro e Papudo no mesmo dia em um desvio na trilha da Pedra do Sino.
✔ Opção 2: Em 2 dias com pernoite
Você pode pernoitar no Abrigo 4, após fazer a trilha da Pedra do Sino, e no dia seguinte (ou no mesmo dia) fazer o ataque até a Pedra de São Pedro, voltando todo o caminho no dia seguinte.
Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, o bate e volta exige mais do físico e é necessário um ritmo mais acelerado de caminhada, mas se você tiver disposição e bom preparo físico é ótimo também dessa forma. Já na segunda opção, é possível fazer tudo com mais calma, porém você carrega mais peso e exige mais tempo, onde algumas pessoas podem não ter esse tempo, porém eu diria que é mais acessível dessa forma. São, aproximadamente, 25km de caminhada, ida e volta, então é importante levar essa distância em consideração.
⚠ Lembre-se que antes de fazer a trilha é necessário dar entrada no PARNASO e assinar o termo de risco/responsabilidade e ao fim da trilha passar lá novamente para dar baixa.

Qual a melhor época para visitar a Pedra de São Pedro?
A melhor época é durante a Temporada de Montanha que vai de abril a setembro, isso porque tendemos a ter dias mais secos (sem chuvas e raios) e abertos, tornando mais segura a conquista. Não é impeditivo ir fora dessa época desde que consiga uma boa janela de tempo.
Como é a trilha para a Pedra de São Pedro na Serra dos Órgãos?
O objetivo é chegar ao cume da Pedra de São Pedro, porém para chegar até lá é necessário realizar a trilha da Pedra do Sino. Chegamos ao parque assim que ele estava abrindo para conseguirmos aproveitar cada minuto do dia.
A trilha da Pedra do Sino é conhecida como “Caminho do Boi”, isso porque é uma trilha sinuosa com baixo grau de inclinação que segue subindo por 11km. É considerada uma trilha fácil (ou moderada caso você não esteja acostumado) comparada com as demais da região.
Se você decidir fazer no estilo bate e volta, é necessário ir num ritmo mais acelerado, pois esse é o trecho que será possível acelerar o ritmo, ondo o caminho é bem demarcado, conhecido, aberto e com baixo grau de dificuldade. Você pode fazer o desvio para encurtar sua trilha pelo Paredão Paraguaio (mais informações no post completo da Travessia da Neblina).
Depois de cerca de 3h você chegará na bifurcação da Pedra do Sino e Abrigo 4. A trilha para Pedra de São Pedro começa por trás do Abrigo 4 até a Pedra da Baleia, então aproveite para descansar um pouco e, de fato, começar a aventura.
A caminhada a partir desse ponto é pouco sinalizada, trechos mais expostos, mata fechada e lajedo de pedra. Lembre-se que você já terá caminhado quase 10km e irá descer para ascender até o cume.
⚠ Recomendo ir com um guia local ou com pessoas que já frequentaram o lugar e realmente não só sabem o caminho, mas também saberão utilizar as técnicas necessárias para seguir.
Após passar pelo Abrigo 4, você chegará na Pedra da Baleia e aí sim, começar a trilha para Pedra de São Pedro. Na época em que eu fui estava bem erodida e fechada.
⚠ Cuidado com a alta exposição solar a partir desse ponto, que irá permanecer até a volta ao Abrigo 4.
Após a caminhada de aproximação, chega a hora de subir o lajedo de pedra. Me lembrou bastante a inclinação da Pedra da Branca de Neve e não é necessário equipamentos de escalada. É possível subir de bota desde que ela seja aderente, eu estava com a minha sapatilha de escalada, por estar receosa com esse trecho, então decidi usar a sapatilha, mas a maior parte do caminho você caminha em pé.
Depois de uma longa caminhada você chega nesse paraíso pouco conhecido. É possível através da Pedra de São Pedro observar a Pedra do Sino, Morro do Açú, Papudo, Pedra do Garrafão, Agulha do Diabo, Portais de Hércules, Big 4, São João, Três Picos e é muita beleza. Após aproveitar e assinar seu livro de cume, lembre-se que tem todo o caminho de volta.
Orientações para Pedra de São Pedro
⚠ Antes de visitar o PARNASO é importante conhecer as Regras de Uso Público do PARNASO e algumas normas de conduta consciente em áreas protegidas.
🔗 Links que podem te ajudar:
Localização: clique aqui para ver no maps
Para acessar a área de montanha é necessário o preenchimento do Termo de Conhecimento de Riscos: clique aqui para acessar
Não é permitida a entrada e a permanência de animais domésticos no PARNASO
ICMBIO PARNASO - Serra dos Órgãos: clique aqui para acessar
Informações, Valores e Agendamentos no PARNASO: clique aqui para acessar